27 de abr. de 2012

Você nasceu pelado, criminoso!

Um homem se despiu na praia da estação. Policiais vieram levá-lo. A maioria se ergueu em protesto. Centenas de PMs armados penetraram a multidão e dispararam bombas de gas. A festa de todo mundo acabou porque um homem estava pelado, mesmo que a maioria não se importasse.

Não me interessam tanto as 'maiorias', deixemos elas de lado. Me interessa saber porque um homem pelado é um problema! 

"Ah isso não é um protesto sério isso não é revolucionário isso é baderna"

Porque?

Pra mim, pelo contrário, isso é politizar o que precisa ser politizado, desmantelando o imaginário da 'cultura' como uma coisa que cai pronta do céu e entender que cultura é o que a gente faz, a cada dia, com nossos corpos.

A gente acha que política é só a urna, a eleição, e depois xingar os políticos bandidos, a gente acha que política é só representação, é sobre o PIB, sobre a bolsa não sei de onde, sobre a guerra. Mas na real nossos corpos fazem política o tempo todo no mundo, política de gênero, de raça, política sexual, de tudo. 

E por isso eu acho totalmente legítimo trazer essas questões em cheque - no sentido que a repressão sexual de nossos corpos causa uma mazela sem limites no mundo (começando com a prostituição, a violência sádica institucionalizada, a cultura de estupro, mas talvez indo muito mais longe).

Aí os moralistas bradam - "Mas tem crianças lá" - as crianças são as que mais se beneficiam vendo gente nua. Assim elas tem a chance defronte delas de crescer com menos aversão ao corpo humano e com menos hipocrisia a respeito da sexualidade.

Não incentivo mártires da nudez, mas reconheço sua bravura. A questão é que uma pessoa pelada pode ser só um exibicionista doido; um milhão é uma revolução do corpo por sobre o 'torniquete da civilização', como diz um de nossos maiores poetas, Roberto Piva.

Não é que tenha de obrigadar todo mundo a ficar pelado (isso é tão óbvio, não entendo como é preciso dizer) - é só que estar pelado deixe de ser uma ofensa, um crime, pois não é uma imposição 'sobre o outro' - é uma decisão sobre seu próprio corpo e seu corpo é um presente da natureza pra você! - a verdadeira imposição é usar roupas, pois todos nascemos pelados.


Iago Parsival
Você pode encontrar mais textos d autor em: http://rota32.blogspot.com/