26 de jul. de 2012

O Papa Responde

Conversei com um de nossos caros leitores, que estava um pouco incomodado por não receber a resposta que esparava ao escrever para o blog da sommelier Alexandra Corvo e, como gosto dos nosso publico, resolvi atender sua vontade.


Olá Fernando, já que a Alexandra Corvo não pode lhe dar uma resposta satisfatória, o Fatos preparou este post para orientar melhor você e outros apreciadores de vinho que nos leem. Fizemos, mais ou menos, como sugeriu a sommelier. Compramos algumas garrafas destes dois vinhos e experimentamos, primeiro o teste das taças. Colocamos duas taças uma ao lado da outra, servimos uma com Chapinha e outra com Campo largo.
  • Cor: neste quesito o Chapinha levou a melhor, apresentando uma melhor aparencia.
  • Cheiro: Chapinha novamente levou a melhor.
  • Sabor: empate técnico. Cada um com suas propriedades é óbvio, apresentando o Campo Largo uma suavidade e uma gosto que aguça o paladar ao primeiro contato com a língua e, o Chapinha, mais denso tendo um gosto mais concentrado, mas demorando um pouco mais para salientars-se ao paladar, trazendo em poucos segundos seu explendor. No fim das contas consideramos que ambos possuem sabores satisfatórios no mesmo grau, mas cada um em seu devido lugar (logo logo explico melhor).
Num segundo teste, nosso Chef Jão XXIII preparou algumas maravilhas para provarmos com estes vinhos. Lombo ao molho madeira, espaguete ao molho bolonhesa, estrombelete de pombo obeso e pipoca na manteiga, foram os pratos escolhidos.
  • Lombo: Chapinha recebeu nota 8 e o Campo Largo, nota 6
  • Espaguete: Chapinha (5), Campo Largo (9)
  • Estrombelete: Chapinha (9), Campo Largo (10)
  • Pipoca: Chapinha (0), Campo Largo (-2)
  • Total: Chapinha (22), Campo Largo (23)
Conclusão: Vinho não combina com pipoca.
*Ps.: sei que parece estranho uma nota negativa numa escala de 0 à 10, mas nesta hora, um de nossos degustadores acabou vomitando.

No ultimo e derradeiro teste, já que nos anteriores a disputa se acirrou, bebemos algumas garrafas de ambos e percebemos que, tanto um quanto o outro, te deixam bebado do mesmo jeito. Então o que temos para lhe dizer é: compre qualquer um dos dois, mas se tiver 15 reais, como disse, para investir em uma boa bebida, nossa recomendação é que não compre um vinho desses, mas três. Ah, também uma boa dica é tomar o Chapinha em ambientes que estiver com os amigos, principalmente se for trombar na praça pra uma curtição mais rock and roll, por ser um vinho mais "pesado" (dando um aspecto mais rebelde ao consumidor) e o Campo Largo para curtir com a gatinha ou com o gatinho. Forte abraço e boa degustação.


*Os testes foram realizados com os vinhos suaves, breve divulgaremos com os secos também.