2 de mar. de 2012

Futebol e Anarquia



O Autônomos FC ou Auto, como é carinhosamente chamado, é um time masculino de futebol de várzea, e feminino de futsal, da região metropolitana de São Paulo. Foi fundado em 2006 por anarquistas, com o propósito de adequar o futebol, esporte entregue às práticas mercantis, aos seus ideais políticos. É administrado de maneira auto gestionária, modelo de organização horizontal (não hierárquico), onde todos integrantes do grupo tem o mesmo poder e as decisões são tomadas por um consenso. Carrega um A no escudo e a cor rubro negra no uniforme, letra e cores que simbolizam o anarquismo.

O começo do Auto ocorreu no futebol society com um time formado por amigos punks. Um ano depois migraram para os campos de várzea e surgiram mais membros: de amigos, para pessoas que partilhavam dos mesmos ideais e, depois, integrantes que não conheciam aquelas propostas e que acabaram se identificando com elas, tendo o time como uma escola política. Mais tarde surgiu o time feminino de salão.

Qualquer um pode jogar no Auto, não precisa fazer testes para mostrar que é bom de bola, basta estar diposto a se divertir. Os jogadores do time, ao contrario da maioria dos futebolistas, não se entristecem após uma derrota, o objetivo é jogar. Assumem o prazer como um meio, não como fim —algo tão difundido em nossa cultura e que reduz o bom da vida a momentos, tão breves, que são as conquistas. Com isso já causaram espanto em adversários, ao saírem felizes cantando ao fim duma partida em que foram ´´derrotados´´.

O projeto cresceu e criou, em agosto do ano passado, um espaço chamado Casa Mafalda, onde acontecem exposições, debates, festas e shows. O nome é uma homenagem à personagem do quadrinista Quino. Além desse espaço, o coletivo também se envolve em outras questões sociais como luta por moradia e passe livre de transporte público.

Em julho de 2010 disputaram, em Yorkshire (Inglaterra), a copa do mundo de futebol alternativo. Com esta experiência criaram, agora, no início de 2012 na Argentina, junto com o time CSAD Che Guevara, a copa América de Futebol Alternativo, intitulada O Homem Novo. Os jogos aconteceram no final de janeiro e o Auto se sagrou Campeão. Outra competição organizada por eles é a Copa Autonomia, que acontece anualmente e tem sua final realizada no dia primeiro de maio, dia do trabalhador e aniversário do Auto.

(Rafael Barros)