26 de jan. de 2012

Hakim Bey e o Occupy Wall Street

Occupy Wall Street – Segundo Ato
Peter Lamborn Wilson
(Hakim Bey)
“O dinheiro tem um inimigo” – Charles Stein
Alguns historiadores radicais afirmam que todo o Movimento Social Histórico deu errado em 1870, quando a Comuna de Paris¹ não conseguiu desapropriar (ou pelo menos destruir) O Banco. Poderia ser verdade?
Desde 1971, o Poder Bancário – “Interesses do Dinheiro”, como os populistas dos velhos tempos e Grangers² costumavam dizer – Isto é, o poder de criar dinheiro através de dívidas – Tem, sozinho, destruído todas as chances de refazer qualquer mundo mais perto do desejo de nosso coração. Alguns teóricos anarquistas sustentam que não pode haver verdadeira revolução, exceto a revolta contra o próprio dinheiro – porque o próprio dinheiro QUER o capitalismo (ou seja, dinheiro) para governar. Dinheiro em si sempre vai encontrar uma maneira de subverter a democracia (ou, a propósito, qualquer governo que se opõe aos interesses do Dinheiro) e estabelecer a regra do Capital, ou seja, do próprio dinheiro.
“Moedas alternativas” não curam a situação (como Marx, com razão, desdenhou) porque o (mau) dinheiro real vai conduzir sempre o “bom” dinheiro para fora de circulação. O dinheiro alternativo só “ganha” no cenário em que ele substitui o dinheiro integralmente. Mas nesse caso, ele terá simplesmente se tornado dinheiro em si (que é multiforme e pode assumir muitas caras).

O populismo progressista norte americano – Como o Grange agrário ou o Knights of Labor³ industrial – conhecia certos segredos esotéricos que deveríamos estudar. Eles acreditavam que os produtores reais (“labor”) poderiam organizar instituições alternativas (dentro do sistema legal) que poderiam erodir o domínio do Dinheiro e talvez, eventualmente, substituí-lo: as cooperativas de produtores e consumidores e sindicatos. Dinheiro ainda seria utilizado no início – mas não os bancos –, portanto intoxicação com dívidas poderia ser evitada. Verdadeiros produtores financiariam mutualmente uns aos outros (com juros de 1% para cobrir custos administrativos). Com o “Banco Mútuo do Povo” mais cooperativas, eles protegeriam suas posições econômicas e avançariam em agitações trabalhistas, incluindo greves, boicotes, etc.
“Reciprocidade” funciona como uma forma não-estatal e não burocrática de socialismo, não fornecendo, assim, posições de poder injustas para seus administradores. Ela começa, como o Occupy Wall Street, como uma democracia consensual de governo direto (exatamente o oposto da “democracia” neoconservadora de livre mercado do Capital predatório). Representantes revogáveis são enviados para as maiores regionais ou outros conselhos administrativos.
Assim, o sucesso de tal sistema significa nunca participar de representações ou formas “republicanas” de política legislativa (“manter a política fora da fazenda” – Grange Songbook). O movimento populista americano cometeu o erro fatal, em 1896, de se unir ao Partido Democrata – e em vez de ser crucificado em uma cruz de ouro, o radicalismo americano foi crucificado em uma cruz de prata (eu não vou explicar essa piada; procure na enciclopédia por “William Jennings Bryan4”).
O único método verdadeiro de organizar um mundo alternativo de mutualismo é através de instituições voluntárias não estatais livres, tais como cooperativas, serviços bancários e de seguridade mútuos, escolas alternativas, vários tipos de comunalismo5 e comunitas, empreendimentos econômicos sustentáveis (ou seja, não capitalizar as empresas) como fazendas e ateliers de artesanato independentes dispostos a federar com seus comuns à margem da esfera banco/polícia/poder corporativo.
Claro que uma vez chegado a certo ponto de sucesso, esse mutualismo seria diretamente desafiado pelo Poder do Interesse Financeiro. Advogados e polícia serão mobilizados e a força militar será usada. A questão, então, se tornará diferente – Guerra contra o Dinheiro. Poderia essa luta ser travada como “guerra pacífica”? Em teoria, talvez – na realidade, quem sabe?
Na verdade, todo o movimento OWS em seu futuro poderia muito bem ser visto como “militar”, de uma maneira Sun Tzu6, ou seja, tática e estratégia – “política por outros meios” (revertendo Clausewitz7). Curiosamente, no entanto, o movimento primordial de tal estratégia no momento seria um recuo tático – assim como em certos tipos de judô ou aikidô – uma retirada do mundo inteiramente governado pelo dinheiro a um mundo de cooperação voluntária (“o dom”), fora do poder dos Bancos.
Tal retirada aconteceria gradualmente – e, uma vez que na verdade não há um “Exterior” para se retirar, a tática seria permanecer misturado e impuro. Nós podemos fazer um novo Exterior de nossas próprias falhas. Mas enquanto começarmos a (re)criar um lado Exterior ao Dinheiro, eu acredito que as recompensas serão ricas e imediatas. Partilhar coisas é ineficiente e ruim para o capitalismo – mas (ou melhor, assim) existe um prazer vinculado a isso, uma intimidade e companheirismo que no momento milhões de americanos carecem e sentem falta. Mesmo a família é ameaçada por nossa atual “economia da Ambição” – como para a sociedade em geral eu acredito que pode já estar morta e além de salvação. No entanto, pretendo continuar atuando e escrevendo como se eu acreditasse que isso pode ser salvo – por quê? – Porque o pessimismo é muito tedioso.
De fato o tédio já é um sinal de que o inimigo está muito próximo – é a condição sine qua non do transe de consumo e escravidão assalariada obediente. Engane o tédio (como os Situacionistas8 costumavam dizer) e já se está ganhando algo em troca.
As aventuras no mutualismo terão que começar aos poucos – mas mesmo alguns vizinhos podem organizar uma carona solidária9 – ou compartilhar outras tecnologias necessárias como energia elétrica, ferramentas de jardim, telefones etc.
A próxima etapa do compartilhamento pode incluir cooperativas – uma ASC10 de bairro, banco de alimentos ou um grupo de ensino doméstico. O próximo estágio poderia ser institucional e avançar em direção a um seguro bancário mútuo genuíno (organizações fraternais/sororais usadas para fornecer muitas dessas funções – incluindo o Grange e os Knights of Labor).
A próxima etapa seria federativa, redes de grupos e regiões, como previsto por Kropotkin11 e Landauer12, como também por Proudhon13 – e pelos soviéticos russos livres antes do golpe bolchevique, em outubro de 191714.
A chave aqui seria “organizar o núcleo do novo mundo dentro do invólucro do antigo”, como o IWW Preamble15 sugere. Em outras palavras, não esperar até que “as condições estejam maduras”, em termos marxistas, mas começar aqui e agora – e não apenas com manifestações e jogos de mídia e informação, informação, informação, mas também com a organização da vida econômica e cultural reais. Por quê? – Porque quem quer ter que esperar para desfrutar de alguns frutos da Revolução se fosse possível experimentar pelo menos alguns deles agora – ou depois de alguns anos de agitação e atenção intensas?
Tal organização certamente não “toma o lugar” da resistência (incluindo revoltas e crimes, muito menos da ocupação de espaços ou não-pagamento de dívidas). Ela já é uma forma de resistência – mas também um prazer em si mesmo -, a principal razão para a sociabilidade humana – a estrutura para a criatividade e imaginação – para a poeisis16, ou o fazer estético, seja de ferramentas, relações humanas, música, jardinagem, abrigo ou apenas convívio diário normal – este ideal perdido.
Em qualquer confronto cara a cara com Wall Street “nós” devemos sempre perder – porque WALL STREET ESTÁ EM TODA PARTE. O bom disso é que, portanto, devemos ocupar “toda parte”. Nós devemos habitar nosso próprio espaço da vida cotidiana – o tempo/espaço físico em que vivemos realmente. Se necessário nós o ocuparemos. E do espaço de recuo tático (não dispersão abjeta e derrota, mas o recuo ordenado em direção a um reforço logístico – para citar Guy Debord17, citando Napoleão!), a partir das zonas libertas, temporárias ou não18, vamos planejar nossos próximos passos neste fim de jogo entre o Dinheiro e a Vida em si.

Notas

  1. Foi o primeiro governo operário da história, fundado em 1871 na capital francesa por ocasião da resistência popular ante a invasão alemã. Durou oficialmente de 26 de março a 28 de maio daquele ano.
  2. Lançado em 1867 por empregados do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos da América, os granges inicialmente concentravam-se nas atividades sociais para contra-atacar o isolamento que a maioria das famílias rurais enfrentava. Este movimento também incentivava a ampla participação das mulheres neste processo. Os granges instalaram seus próprios sistemas de marketing, estabelecimentos comerciais, plantas de processamento, fábricas e cooperativas.
  3. Organização cujo nome completo traduzido é algo como Ordem Nobre e Sagrada dos Cavaleiros do Trabalho. Conduzia movimentos sindicais nos Estados Unidos na década de 1880. Dentre seus feitos, se destacam a ascenção do trabalhador cultural e socialmente, promoção da ética trabalhista e exigência da diminuição da jornada de trabalho para oito horas.
  4. William Jennings Bryan (19 de março de 1860, em Salem, Illinois, EUA – 26 de julho de 1925, em Dayton, Tennessee) foi Secretário de Estado dos Estados Unidos da América. Membro do Partido Democrata, foi candidato à presidência dos Estados Unidos em três ocasiões: nas eleições de 1896, de 1900 e de 1908. Em todas foi derrotado pelos candidatos do Partido Republicano. Alguns escritores norte-americanos defenderam que ele houvesse inspirado o personagem Leão Covarde do livro “O Maravilho Mágico de Oz”. Supõe-se que o próprio autor da obra, L. Frank Baum, era um adepto do extinto Partido Populista norte-americano. O Leão Covarde da obra de ficção, a figura mais aterrorizadora, a autoridade, o rei dos animais, escondia que era um medroso. Bryan tinha um pouco disso, pois era a principal figura de renome do Partido Populista. Tinha um grande dom para oratória, era carismático e muito persuasivo. Mas na hora de disputar a eleição para presidente dos EUA, não mostrava a mesma força.
  5. Comunalismo é uma das três teorias gerais sob as quais se agrupam, a grosso modo, as pessoas que acreditam no chamado "comunismo libertário, cada qual com os seus mestres, teóricos, líderes, organizações e literatura", nas palavras de Kenneth Rexroth, sendo as outras duas o, anarquismo em suas diversas formas e a esquerda marxista. O comunalismo agruparia os membros das comunidades intencionais, usualmente, mas não necessariamente de inspiração religiosa, os quais viveriam nas chamadas comunas. Porém, na concepção de Rexroth, semelhante à de TAZ18, a comuna opera de dentro do sistema capitalista mesmo, sendo autônoma e podendo ou não modificá-lo a longo prazo.
  6. Foi um general do Rei Hu Lu, estrategista e filósofo chinês, nascido em 544 a.C.. É mais conhecido por sua obra A Arte da Guerra, composta por 13 capítulos de estratégias militares.
  7. Carl Phillip Gottlieb von Clausewitz (Burg, 1 de junho de 1780 – Breslau, 16 de novembro de 1831) foi um militar da Prússia (hoje parte da Alemanha) que ocupou o posto de general e é considerado um grande estrategista militar e teórico da guerra. Escreveu a obra Vom Kriege (Da Guerra), publicada postumamente, e dela ficou conhecida a frase em que ele define a associação entre guerra e política: "A guerra é a continuação da política por outros meios".
  8. A Internacional Situacionista (IS) foi um movimento internacional de cunho político e artístico. O movimento IS foi ativo no final da década de 1960 e aspirava por grandes transformações políticas e sociais. Sobre suas ideias estava o conceito da “Sociedade do Espetáculo”, ou seja, argumentariam contra qualquer separação entre um espetáculo "falso" e a "verdadeira" vida cotidiana. Guy Debord17 contrastando Hegel diz que dentro do espetáculo, "o verdadeiro é um momento do falso". O espetáculo não é uma conspiração. Os Situacionistas diriam que a sociedade chega ao nível do espetáculo quando praticamente todos os aspectos da cultura e experiência são intermediados por uma relação social capitalista.
  9. Car-pool. É o uso compartilhado em alternância de um automóvel particular por duas ou mais pessoas, para viajar juntos durante o rush para o trabalho ou a escola, contribuindo assim para a redução do congestionamento e diminuindo a poluição do ar e a emissão de gases do efeito estufa.
  10. ASC, ou Community-Suported Agriculture (traduzido Agricultura de Suporte Comunitário) é um modelo socioeconômico, de comunidades locais, de produção hortifruti (em alguns casos também laticínios e carne) em que os consumidores financiam a produção agrícola de uma estação inteira. Isso gera, além de uma proximidade entre produtor e consumidor (riscos e benefícios inclusos), alimentos de melhor qualidade e redução de desperdício e perdas financeiras.
  11. Piotr Alexeyevich Kropotkin (Moscou, 21 de Dezembro de 1842 – Dmitrov, 8 de fevereiro de 1921) foi um geógrafo e escritor russo, um dos principais pensadores políticos do anarquismo no fim do século XIX, considerado também o fundador da vertente anarco-comunista.
  12. Gustav Landauer (Karlsruhe, 7 de abril de 1870 – Munique, 2 de maio de 1919) foi um teórico anarquista na Alemanha do fim do século XIX e início do século XX. Defensor do anarco-comunismo, era também um pacifista, influenciado principalmente pelas ideias de Leon Tolstoi.
  13. Pierre-Joseph Proudhon (Besançon, 15 de janeiro de 1809 – Passy, 19 de janeiro de 1865) foi um filósofo político e econômico francês, membro do Parlamento Francês. É considerado um dos mais influentes teóricos e escritores do anarquismo, sendo também o primeiro a se auto-proclamar anarquista, até então um termo considerado pejorativo entre os revolucionários. Foi, ainda em vida, chamado de socialista utópico por Marx e seus seguidores, rótulo sobre o qual jamais se reconheceu. Proudhon também tentaria criar um banco operário, semelhante em alguns aspectos às atuais cooperativas de crédito, que beneficiaria os trabalhadores com empréstimos sem juros. Mal lograda a tentativa, a ideia seria apropriada por capitalistas e acionistas que incorporariam imposição de juros de seus empréstimos.
  14. A Revolução Russa de 1917 foi um dos acontecimentos mais importantes da história do século XX. Ela foi o produto de um amplo processo histórico. A Revolução Russa de 1905 foi a primeira grande mobilização operária, quando nasceram os conselhos operários, que reapareceriam em 1917. Em outubro, Trótski, novo líder do soviete de Petrogrado, organizou a Guarda Vermelha. Com isso, os burgueses perderam definitivamente o poder de conduzir a República.
  15. O IWW Preamble é o prefácio da atual Constituição do Industrial Workers of the World (Trabalhadores Industriais do Mundo), união trabalhista internacional. Neste prefácio, a desigualdade socioeconômica entre a classe trabalhadora e os empregadores é protestada, propondo-se a tomada do controle dos meios de produções pelos trabalhadores e sua consequente deselitização. A proposta anticapitalista pretende uma nova sociedade mundial, e tem simpatizantes socialistas e anarquistas.
  16. Poiesis é uma palavra de origem grega, que significou inicialmente criação, ação, confecção, fabricação e depois terminou por significar arte da poesia e faculdade poética.
  17. Guy Debord (Paris, 28 de dezembro de 1931 – 30 de novembro de 1994) foi um escritor francês e um dos pensadores da Internacional Situacionista e da Internacional Letrista e seus textos foram a base das manifestações do Maio de 68.
  18. O conceito de uma zona autônoma temporária pode ser encontrado no livro T.A.Z – Zona Autônoma Temporária (Editora Conrad), um dos livros mais notórios escritos por Hakim Bey (Peter Lamborn Wilson), em 1985. A ideia sobre uma Zona Autônoma Temporária é de como um grupo, um Bando, uma coagulação voluntária de pessoas afins não hierarquizadas podem maximizar a liberdade por eles mesmos numa sociedade atual. Em linhas gerais é uma organização para o desenvolvimento de atividades comuns, sem controle de hierarquias opressivas. Para Hakim Bey, uma TAZ é uma aglutinação de pessoas que se encontra em tamanha complexidade que se pode dizer que toda uma sociedade está dentro da TAZ.
Tradução: Jão e Bruno de Morais
Revisão: Del Lopes.